Governo brasileiro anuncia investimentos no combate à violência contra a mulher

13 de março de 2013 Comente »
Governo brasileiro anuncia investimentos no combate à violência contra a mulher

O Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, lança o Programa “Mulher: Viver sem Violência”, que propõe aos governos estaduais estratégias para melhoria e rapidez no atendimento às vítimas da violência.

Foi anunciado um investimento de R$ 265 milhões para os próximos dois anos, verbas a serem usadas na criação de centros integrados de serviços especializados, humanização do atendimento em saúde, cooperação técnica com o sistema de justiça e campanhas educativas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.

Todas as capitais brasileiras devem ter a Casa da Mulher Brasileira. Esta será um centro integrado de serviços de apoio a vítimas de violência, com delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAM), juizados e varas, defensorias, promotorias, equipe psicossocial (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras, para identificar perspectivas de vida da mulher e prestar acompanhamento permanente) e equipe para orientação ao emprego e renda.

Com relação ao Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, o serviço vai passar a funcionar como um disque-denúncia, com acionamento imediato da Polícia Militar e do Samu em caso de urgência. Como também atende mulheres no exterior, a meta é estar disponível em mais dez países até 2014. Atualmente o Ligue 180 internacional pode auxiliar mulheres em Portugal, na Espanha e na Itália.

O programa “Mulher: Viver sem Violência” pretende dar uma atenção especial à prevenção. Estão programadas cinco campanhas educativas de conscientização com aporte de R$ 100 milhões, cujo objetivo é combater a violência e a exploração sexual, sensibilizar para a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica.

Algumas das medidas anunciadas hoje já tinham sido abordadas pela presidenta Dilma Rousseff em pronunciamento nacional no Dia Internacional da Mulher. A presidenta fez um apelo aos homens: “Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem”.

É permitida a reprodução de conteúdo do site para fins não comerciais, desde que citada a fonte: Jornal Mulier – www.jornalmulier.com.br.

Deixe um comentário