Jornal Mulier – O que é

O Mulier é uma publicação dirigida essencialmente ao público feminino e a todas as pessoas interessadas em conhecer a história das mulheres e em refletir sobre a realidade ainda tão desigual vivenciada pela população feminina.

Lançado na versão impressa em 2004, o Mulier tem sua sede na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi distribuído para assinantes em todo o Brasil e no exterior até novembro de 2014. Desde então está exclusivamente na internet.

Em pauta no Mulier, estão assuntos que impactam diretamente a vida das mulheres nas áreas de política, cultura, mercado de trabalho, economia, violência, saúde, sexualidade, meio ambiente, história, comportamento, entre outros.

Muitos problemas ainda vivenciados pelas mulheres são pouco noticiados e questionados nos meios de comunicação de massa. Segundo o documento “¿Quién figura en las noticias? Proyecto de Monitoreo Global de Medios 2010. Informe GMMP” (2010), as mulheres são a minoria absoluta das personagens das notícias, representando 24% das pessoas entrevistadas, ouvidas, vistas ou a respeito de quem se lê em transmissões e notícias impressas, apesar de representarem mais da metade da população mundial. Menos de um dentre cinco especialistas entrevistados é mulher, e quase a metade (46%) de todas as matérias reforça estereótipos de gênero.

Diante dessa realidade ainda tão desigual, amparada em um contexto histórico, social e cultural que muitas vezes reproduz uma ideia errônea de inferioridade feminina, a informação pode representar uma maneira de romper valores machistas, misóginos, sexistas e racistas. E é esse o objetivo do Mulier.

Todas e todos podem acompanhar notícias, reportagens e entrevistas exclusivas no Facebook (/JornalMulier) e em nosso site (www.jornalmulier.com.br).

Editora e jornalista responsável pelo Mulier – Alessandra Soares Muniz Gomes – MTB 07515

Além de ser idealizadora, editora e jornalista responsável pelo Jornal Mulier, tem experiência profissional em projetos de organizações governamentais e internacionais, tendo sido editora e jornalista responsável pelo site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br, desenvolvido para a campanha nacional “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo esse compromisso!”, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres nos Partidos Políticos, e pelas plataformas digitais da campanha “Quebre o Ciclo da violência contras as Mulheres”, idealizada pela ONU Mulheres em parceria com o Instituto Avon.

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, onde desenvolveu pesquisa sobre mulheres, política e identidade nos meios de comunicação.