Colóquio homenageia Lygia Fagundes Telles na UFMG

10 de abril de 2013 Comente »
Colóquio homenageia Lygia Fagundes Telles na UFMG

A escritora Lygia Fagundes Telles será a homenageada do V Colóquio Mulheres e Letras, que será realizado entre os dias 18 e 20 de abril em Belo Horizonte e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Alteridade, da Universidade Federal de Minas Gerais.

A homenagem acontece em um ano especial, quando Lygia completa 90 anos, como afirma a professora e pesquisadora de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG, Constância Lima Duarte, uma das coordenadoras do evento junto com o Grupo de Pesquisa Letras de Minas. “2013 vai ser o ano de Lygia Fagundes Telles. Nós precisamos agradecer muito o maravilhoso presente que é a sua obra, que tanto enriquece e ilustra a literatura brasileira. Muitas universidades devem homenageá-la esse ano, e nós, da UFMG, não podíamos deixar passar a oportunidade”, ressalta a professora.

E para falar sobre a obra da autora, várias(os) especialistas foram convidadas(os) para o colóquio, como Maria José Somerlate Barbosa, da Universidade de IOWA (EUA); Suênio Campos de Lucena, da UEBA; Maximiliano Torres, da UFRRJ; e Carlos Magno Gomes, da UFSE, além de pesquisadoras da própria UFMG, também estudiosas da produção literária de Lygia.

Lygia Fagundes Telles não poderá estar presente, mas encaminhou um vídeo que será exibido durante o Colóquio, no qual dá um depoimento sobre seu fazer literário. No entanto, o público poderá ter um contato direto com outras escritoras convidadas, Elizete Lisboa, Natalina Jardim e Conceição Evaristo vão falar sobre suas respectivas criações literárias.

Como ressalta a professora Constância, “esse tipo de evento, voltado exclusivamente ao estudo e à divulgação da produção literária de autoria feminina, é da maior importância por permitir ao público conhecer um pouco mais essa produção e também por se constituir numa excelente oportunidade para se revisitar a produção ficcional de autoria feminina, examinando-a à luz de conceitos, linguagens e procedimentos advindos dos estudos literários contemporâneos”.

Num dos eixos temáticos do evento, “A mulher e o periodismo”, o Jornal Mulier será tema de uma das mesas a convite da organização do Colóquio, com a apresentação da editora e jornalista responsável pela publicação, Alessandra Soares Muniz Gomes.

O colóquio é aberto à participação de estudantes e professores da UFMG e de outras instituições e já recebeu mais de cem inscrições para palestras, comunicações e mini cursos. Durante o evento, será possível conhecer mais de 120 trabalhos, oriundos de diferentes instituições de ensino do país e do estado de Minas Gerais.

Programação disponível no site do Colóquio

http://www.mulheresletras.com/#!programacao-v-colquio/cpv3

É permitida a reprodução de conteúdo do site para fins não comerciais, desde que citada a fonte: Jornal Mulier – www.jornalmulier.com.br.

Deixe um comentário