Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas

23 de abril de 2013 Comente »
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas

Empreendedoras podem inscrever-se até dia 31 de julho para concorrer ao Prêmio Mulher Sebrae de Negócios. O objetivo da iniciativa que vem sendo realizada desde 2004 é identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras de todo o país, aquelas que transformaram seus sonhos em realidade e cuja história de vida é um exemplo.

O prêmio é dividido em três categorias: Pequenos Negócios, para microempresas e empresas de pequeno porte; Produtor Rural, alcançando mulheres que explorem atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras nas quais não sejam alteradas a composição e as características do produto in natura; e Micro Empreendedor Individual, enquadrando mulheres que trabalhem por conta própria e tenham seu empreendimento legalizado.

Em todos os casos, os negócios precisam ter no mínimo um ano de funcionamento com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ), tendo as participantes mais de 18 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela Internet ou por ficha, que deve ser enviada pelo correio ou entregue em unidades do Sebrae nos estados, conforme informações descritas no regulamento.

Há duas etapas: estadual e nacional. As agraciadas na etapa nacional serão premiadas com troféu ouro, prata e bronze, viagem para capacitação em território nacional, selo de vencedora nacional e uma viagem internacional.

O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Historicamente as mulheres brasileiras são uma das que mais empreendem no mundo, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2011. Elas quase se equiparam aos homens na abertura do próprio negócio. Em 2011, eram 48,62%, enquanto eles, 51,38%, entre os empreendedores iniciais.

Segundo o GEM, o empreendedorismo pode ser uma carreira interessante para as trabalhadoras até pelos inúmeros desafios encontrados pelas mesmas no mercado de trabalho, como salários 30% menores se comparado aos homens, mesmo elas sendo mais escolarizadas, e as menores chances de alcançarem cargos hierárquicos mais altos. Mas é importante a formalização dos negócios e orientação para a gestão visando o crescimento da atividade econômica escolhida.

Inscrições para o Prêmio Mulher Sebrae de Negócios: http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/

É permitida a reprodução de conteúdo do site para fins não comerciais, desde que citada a fonte: Jornal Mulier – www.jornalmulier.com.br.

Deixe um comentário