Museu do Futebol conta história do futebol feminino no Brasil

28 de maio de 2015 Comente »
Museu do Futebol conta história do futebol feminino no Brasil

A capital paulista sedia a exposição “Visibilidade para o futebol feminino” no Museu do Futebol.  O objetivo é tornar mais conhecida a história das mulheres que lutaram pelo direito de jogar bola, direito este conquistado definitivamente somente em fins dos anos de 1970 e início dos anos de 1980.

Retrato da desigualdade de gênero existente na sociedade, por mais de quatro décadas as mulheres foram oficialmente proibidas de jogar bola. O Decreto-Lei em 1941, do Estado Novo, proibiu a prática de esportes “incompatíveis com as condições da natureza feminina”. Cabia ao Conselho Nacional de Desportos – CND – a regulamentação do decreto, ocorrida em 1965, quando se explicitou a proibição do futebol, do futsal e de outros esportes às mulheres.

O Decreto foi extinto em 1979, e a nova regulamentação do CND ocorreu em 1983, quando surgem diferentes equipes no Brasil. Em 1988, houve a primeira convocação oficial da Seleção para disputar a primeira Copa do Mundo FIFA em 1991.

A exposição “Visibilidade para o futebol feminino” tem a curadoria compartilhada com atletas que forneceram imagens representativas de suas carreiras, abrindo arquivos pessoais para o museu torná-los públicos por meio do seu Centro de Referência, visando à ampliação das fontes de pesquisa, quase nulas no país.

Como afirma o Museu do Futebol, “nas bandeiras que dão movimento à fachada do Estádio do Pacaembu, estampamos 24 jogadoras que atuaram na seleção desde a primeira geração. Homenageamos duas poetisas do início do século XX, as primeiras a transpor a emoção do jogo em poesia. Mostramos o pioneirismo de mulheres em outros espaços que não apenas no campo de jogo. Retratamos o início do futebol feminino no Reino Unido, França e Estados Unidos, onde há registros de jogos de mulheres desde 1881.

Para o Museu do Futebol e? uma grande honra incluir em seu acervo as esto?rias de mulheres que batalharam pelo direito de jogar bola e na?o haveria melhor lugar para apresentar as novidades do que em nossa exposic?a?o principal. Ha? ainda um longo caminho a percorrer para que consigamos retrac?ar a origem dos primeiros times e as trajeto?rias das pioneiras nesse esporte no Brasil. Essa exposic?a?o e? apenas o comec?o e na?o e? nossa u?nica ac?a?o”.

Importante lembrar que este ano acontece a sétima Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, que começa no dia 6 de junho, em Montreal, no Canadá. O Brasil estreia no Mundial no dia 9 de junho contra a Coreia do Sul. Participam da competição 24 seleções.

Nos últimos anos, o governo brasileiro vem investindo no futebol feminino. Segundo o Ministério dos Esportes, uma grande conquista para a modalidade no país foi a realização do Campeonato Brasileiro em 2013, algo que não acontecia desde 2001. O torneio contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério do Esporte, incentivo repetido em 2014.

investimento_futebol_feminino_ALTERADO-400x501

Há também o fortalecimento da formação de base da categoria e investimentos na realização de campeonatos escolares sub-17 e da Copa Brasil Universitário de Futebol Feminino. Além disso, o Ministério dos Esportes aprovou, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto para construção do Centro de Excelência de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções de futebol feminino.

Exposição  ”Visibilidade para o futebol feminino” no Museu do Futebol

É permitida a reprodução de conteúdo do site para fins não comerciais, desde que citada a fonte: Jornal Mulier – www.jornalmulier.com.br.

Deixe um comentário