Em função da greve dos Correios, foi prorrogado o prazo para a postagem de propostas destinadas ao “Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras”.
Os projetos poderão ser enviados a partir de agora até o dia 26 de março, de acordo com orientações do edital.
Podem participar da seleção projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, caracterizados como iniciativas de e para o protagonismo de organizações representativas das mulheres negras e para a ampliação da
participação política desse segmento, seguindo os seguintes eixos:
. Protagonismo da organização;
. Enfrentamento ao racismo e ao sexismo institucional;
. Cultura e Comunicação para a igualdade, podendo contemplar atividades tais como veiculação de conteúdo midiático, campanhas, eventos (cursos, seminários, oficinas, encontros ou similares), produção de publicações, registro e memória.
O objetivo do concurso é promover o reconhecimento das afro-brasileiras como protagonistas do enfrentamento ao racismo e ao sexismo. Visa também à articulação entre ações destinadas a esse público específico na sociedade civil e no âmbito governamental, bem como a disseminação de experiências inovadoras realizadas por organizações de mulheres negras.
A iniciativa é das secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, uma homenagem a Lélia Gonzalez (1935-1994), antropóloga e ativista afro-brasileira, cujo legado é fonte permanente de inspiração para diversas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, além de iniciativas que visam ampliar a participação política das mulheres.
Confira o edital: Edital