Ministra Eleonora Menicucci divulga nota de repúdio aos ataques contra a bandeirinha Fernanda Uliana

15 de maio de 2014 Comente »
Ministra Eleonora Menicucci divulga nota de repúdio aos ataques contra a bandeirinha Fernanda Uliana

Confira a nota divulgada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres sobre os ataques sofridos pela bandeirinha Fernanda Colombo Uliana esta semana devido a erros cometidos pela mesma em jogo do campeonato brasileiro no último fim de semana.

“A prática tem demonstrado que, em todos os campos, as mulheres precisam provar que são melhores que os homens para conquistar seu espaço. No futebol, não é diferente. A bandeirinha Fernanda Colombo Uliana  pode ter errado, assim como, a princípio, também errou o árbitro principal, na arbitragem do jogo desse fim de semana em que o Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG. Ambos foram criticados pelo diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos. Entretanto, os comentários dirigidos à bandeirinha vieram impregnados de machismo e preconceitos contra as mulheres.

Conforme o Atlas do Esporte, 400 mil mulheres praticam o futebol regularmente no Brasil. Nos últimos anos, houve uma evolução importante das mulheres nessa modalidade, com apoio do Governo Federal. Mas as atletas e outras profissionais enfrentam preconceitos contra uma atuação mais decisiva delas em funções mais importantes, ou seja, como técnicas, gestoras e árbitras. E, com certeza, são principalmente essas as razões do tom e do conteúdo da censura recebida pela bandeirinha.

Errar é comum na arbitragem, o que influencia o resultado de jogos e competições. Mas não podemos admitir que as críticas dirigidas à assistente de arbitragem Fernanda não estejam baseadas exclusivamente em sua atuação profissional mas, sim, marcadas pelo preconceito e discriminação.

A SPM/PR reafirma seu compromisso com a tolerância zero contra qualquer violência a mulher e repudia a atitude do diretor de futebol do Cruzeiro”.

Eleonora Menicucci
Ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Presidência da República 

Deixe um comentário