Lançada a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”.

12 de setembro de 2013 Comente »
Lançada a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”.

A Coordenadoria de Direitos da Mulher e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado lançaram esta semana campanha para estimular um maior envolvimento feminino na vida política-partidária brasileira.

Intitulada “Mulher, tome partido. Filie-se”, o objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, data limite para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014.

Com mais candidatas, pretende-se, também, incrementar a representação feminina na Câmara e no Senado para a próxima legislatura. Atualmente a Câmara Federal conta com 44 deputadas e o Senado com 13 senadoras. Os números fazem com que o Brasil ocupe uma das piores posições no ranking elaborado pela União Interparlamentar, que mede a presença feminina em parlamentos de 189 países. O Brasil ocupa a 120ª posição num ranking que vai até 142ª posição, contabilizando 8,6% de deputadas e 16% de senadoras.

A campanha terá duas fases. Num primeiro momento, terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. A segunda fase, após o prazo de filiação, continua por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. Eventos e materiais informativos divulgados por meio de internet e cartilhas serão distribuídos em todos os estados sensibilizando sobre a importância da participação feminina na política. Esta segunda fase da campanha segue até 2015.

A iniciativa conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria de Comunicação Social, que garantiu espaço nos veículos de comunicação do Poder Executivo para a retransmissão da campanha, além da ONU Mulheres, que pretende realizar um seminário para compartilhar experiências com outros países onde já existe paridade de gênero nas diferentes instâncias de poder.

imgNoticiaUpload1378137504763

 

Deixe um comentário